A auditoria em saúde é uma ferramenta de análise para a melhoria da qualidade no serviço prestado. É uma estratégia para melhorar o cuidado do levantamento prévio e identificação da deficiência na organização e assistência prestada. A realização de auditorias dentro dos ambientes hospitalares, clínicas, consultórios e operadoras, tem se destacado como o instrumento de crucial gerenciamento e fiscalização mais apropriado às carências da gestão de informação. Ao ajudar o gestor a identificar as imprecisões.
O acompanhamento rotineiro de profissionais Médicos e Enfermeiros Auditores fazem com que a instituição favoreça o desenvolvimento de metas que levem em conta a qualidade do atendimento e saúde financeira da instituição..
AS AUDITORIAS VISAM:
- Evitar os excessos e uso inadequado dos serviços;
- Prevenir ou monitorar as más-práticas;
- Monitorar a qualidade;
- Estabelecer regras para o funcionamento e desempenho de serviços terceirizados ou próprios da atenção à saúde;
- Monitorar quantidade de materiais, medicamentos, gases medicinais, OPME e procedimentos realizados nas internações hospitalares;
- Monitoramento e controle de glosas.
ATUAÇÕES DA AUDITORIA EM OPERADORAS
PRÉ-CIRÚRGICO
Auditoria preventiva, atuando antes que o procedimento aconteça. Avaliando se os procedimentos e OPME solicitados corresponde de fato com o quadro do paciente.
CIRÚRGICO
Auditoria concorrente, atuando in loco, no momento em que o procedimento estiver acontecendo. Evidenciando se o que foi autorizado (procedimento e OPME) estar sendo de fato realizado e utilizado.
INTERNADO
Auditoria concorrente, atuando in loco (nas internações hospitalares ou domiciliares). Evidenciando insumos, taxas, equipamentos, OPME etc. Que estão sendo utilizados com o paciente ainda em regime de internação. >
PÓS-ALTA
Auditoria de contas, atuando na análise do relatório de consumo referente a internação do paciente confrontando com as evidências registradas em prontuário do paciente.
ATUAÇÕES DA AUDITORIA EM HOSPITAIS/CLÍNICAS
- Auditoria de cuidados: Efetivamente focado na melhora na qualidade da assistência da equipe multidisciplinar. Avaliando a qualidade da assistência conforme as anotações em prontuário.
- Auditoria de contas: Processo de negociação de validação de contas. Avaliando relatório de consumo com evidências em prontuário.
- Auditoria de gestão: Avaliação de fluxo, processos e avaliação técnica nas negociações de contratos. Ferramenta para melhoria contínua.
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